Válvulas Industriais

Somos fabricantes e especialistas em válvulas

Válvula Globo

Normalmente as válvulas globo são empregadas onde é necessário realizar operações frequentes de abertura e fechamento, como também controles de vazão na graduação. Caracterizadas pela forma globosa do corpo, são válvulas manuais mais apropriadas e muito utilizadas no controle do fluxo quando é necessária a regulagem da vazão ou da pressão de um fluido. Utilizadas em vapor, gases, ar, petróleo, água e gás natural em condição de alta ou baixa pressão.

Permitem um controle mais eficiente do fluido. Sofrem desgastes mínimos com a erosão, tanto na sede como no obturador. Elas oferecem elevada perda de carga devido à mudança brusca de direção imposta ao fluido.

Válvula Gaveta

Na indústria, dentre as válvulas manuais de bloqueio, a de gaveta é a mais utilizada. Quando totalmente aberta, sua obstrução à passagem do fluxo é mínima. Sendo assim mais simples e eficaz.

Pelo seu manuseio ser mais lento, comparada às demais válvulas, são empregadas em processos onde o processo de abertura e fechamento não são frequentes.


Válvula Esfera

A válvula esfera possui esse nome devido seu obturador ser em forma esférica vazada onde o fluido passa quando está totalmente aberta e alinhada à tubulação. Quando fechada, seu furo fica perpendicular ao sentido do fluxo, bloqueando a passagem.

É a melhor opção quando precisa de um bloqueio ou uma abertura rápida, devido sua agilidade de operação. Possui uma ótima estanqueidade, mesmo em alta pressão e possui uma perda de cargas praticamente desprezível. Não recomendada para serviços de regulagem de fluxo, devido à forma esférica de seu obturador.


Válvula Retenção

As válvulas de retenção são utilizadas para prevenir a reversão do fluxo de forma rápida e automática. Permite o escoamento do fluxo num único sentido e impede seu retorno no sentido contrário. Utilizada para bloquear o fluxo e não para controlar. Usa a energia do próprio fluido para que o seu ciclo operacional ocorra, portanto não precisa de força humana nem de outra ação externa para funcionar. Muito confiável para utilizar em vapor, ar, gás de carvão ou gás de óleo em alta ou baixa temperatura.

A válvula retenção é confiável para utilização em vapor, ar, gás de carvão, óleo ou gás de óleo e em condição de alta ou baixa pressão. A válvula para baixa ou média pressão normalmente adota um verc para reduzir o vazamento externo do meio. Ela pode ser equipada com alavanca externa e ajuste do peso da fundição e pode-se selecionar o tipo de conexão e material de guarnição de acordo com a condição de trabalho se o usuário necessitar. A válvula de retenção geralmente é equipada com tambor de vibração.

Válvula Agulha

As válvulas agulha recebem este nome porque são projetadas com agulha de metal, na maioria das vezes, produzidos de aço inoxidável, bronze ou outras ligas de aço. São empregadas em todos os setores industriais, em aplicações de controle do fluxo com alta precisão.


Válvula Borboleta

Na indústria, é utilizada especialmente para gases e líquidos em baixa pressão, pois possui baixa queda de pressão, baixo custo e ação rápida. Consiste em um anel do mesmo diâmetro da tubulação, com um disco que gira dentro do anel em torno de um eixo, abrindo ou obstruindo a passagem do fluido.

Muitas válvulas tipo borboleta têm um mecanismo do atuador para segurar a válvula na posição desejada. Quando o fluido é corrosivo ou erosivo, o corpo e disco podem ser revestidos com materiais mais resistentes. Em bitolas pequenas, o mais comum é com alavanca, em bitolas maiores, a válvula é fornecida com volante e caixa de engrenagem, pode ser, também, com acionamento automático por sistema hidráulico ou elétrico.